Governo compromete <br>desenvolvimento do Alentejo

Os municípios abrangidos pelo Itinerário Principal 8 (IP8), que irá ligar Sines a Espanha, acusaram, na passada semana, o Governo de comprometer o desenvolvimento do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral ao adiar a construção do último troço de ligação à fronteira.
As obras dos primeiros quatro troços do IP8, que ligarão Sines a Beja, deverão avançar durante o primeiro semestre deste ano, mas a construção do troço Beja/Vila Verde de Ficalho, que permitirá a ligação a Espanha, foi adiada.
A decisão do Governo foi comunicada aos autarcas pelo secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, durante uma reunião que se realizou em Novembro.
Em declarações à Lusa, os autarcas comunistas de Beja, Serpa e Sines consideraram que o adiamento irá «comprometer» o desenvolvimento económico do interior e do Litoral do Alentejo.
Em causa, alertaram, está o aproveitamento do Aeroporto de Beja e do Porto de Sines, que consideram infra-estruturas «decisivas» para as regiões e que «dependem de uma auto-estrada» com ligação a Espanha.
«O aeroporto de Beja, que fica mais próximo do Porto de Sines, da costa alentejana e da zona raiana do que o aeroporto de Sevilha, só tem possibilidades de se desenvolver com uma ligação por auto-estrada até Espanha», alertou o presidente da Câmara de Beja, Francisco Santos.
Para o autarca de Sines, Manuel Coelho, trata-se de «mais uma frustração» para o aproveitamento do Porto de Sines.
«Como um dos centros estratégicos da indústria e do transporte rodoviário e marítimo de todo o Ocidente europeu, o Porto de Sines precisa de uma infra-estrutura rodoviária rápida com ligação a Espanha, que assegure a ligação ao resto da Europa», defendeu.
O IP8, em plataforma de auto-estrada, deverá começar a ser construído pelo troço Sines/Santiago do Cacém. Seguem-se os troços Santiago do Cacém/Nó de Grândola Sul, Nó de Grândola Sul/Ferreira do Alentejo e Ferreira do Alentejo/São Brissos (Beja), englobados numa única empreitada.


Mais artigos de: Nacional

CDU reassume pelouros

Depois de o PS ter aceite as reivindicações da CDU, José Manuel Catarino volta a assumir os seus pelouros na Câmara Municipal de Alenquer.

Aulas sem condições

A CDU de Torres Vedras criticou o facto de alunos do primeiro ciclo do concelho terem aulas em sedes de colectividades, considerando que estes espaços não garantem «condições pedagógicas mínimas».

«Ataque ao Poder Local»

O Partido Ecologista «Os Verdes» considerou, sábado, que a nova Lei das Finanças Locais «viola a autonomia do Poder Local, num claro ataque à sua capacidade financeira e à coesão do território nacional».Esta foi uma das principais conclusões da reunião do Conselho Nacional de «Os Verdes» que decorreu em Braga, no mesmo...

Encerramento da Pediatria do Hospital

Numa altura em que está confirmado o encerramento da valência pediátrica do Hospital de Ovar para o final de Janeiro, a CDU, em nota de imprensa, manifestou o seu repúdio e toda a sua revolta perante esta medida que considera «profundamente lesiva dos interesses da população do concelho e que coloca o Hospital de Ovar...

Lutar em defesa da saúde

A população de Paialvo, concelho de Tomar, fruto da sua luta em defesa do direito à saúde, conseguiu conquistar uma pequena vitória: a manutenção do médico na extensão de saúde daquela freguesia.Convocados pela Junta, os habitantes da freguesia reuniu-se em plenário no dia 30 de Dezembro, onde decidiram mobilizar a...